quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"De Janeiro a Janeiro......"


Há merceeiros...e merceeiros...na maioria dos casos, os que conheci tinham um livrinho onde anotavam os fiados que durante o mês iam concedendo. Sim. É que se assim não fosse, a maioria não comia.
As mercearias fecharam e os merceeiros acabaram. Agora temos moralistas donos de supermercados que, imaginem os leitores, abrem bancos alimentares para ajudarem os seus próprios funcionários. Não seria mais simples aumentar os ordenados?
Mas estes empresários vão mais longe.
Dantes os merceeiros não tinham opinião política, ou pelos menos não a impingiam aos seus clientes...porque "business is business".
Hoje, fazem fundações, dirigidas por barretes, para propagandearem as suas agendas neoconservadoras.
Hoje, os merceeiros não fogem ao fisco. São empresários. Um empresário faz planeamento fiscal.
Os merceeiros de hoje enchem os canais de televisão com os seus funcionários.. o rapaz dos Negócios, os ferreiras, as entrevistas de rua escolhidas a dedo...
Hoje, os merceeiros vão para a Holanda, ou para onde calhar, depois de destilarem uma verborreia moralista sobre o país que lhes dá de comer.
Hoje, os merceeiros não vão pagar IRS sobre os dividendos que a sucursal holandesa distribuir, se esta os não distribuir em Portugal.
Estes merceeiros são os donos de Portugal.
Estes merceeiros são o problema de Portugal.

P.S.Aguardam-se os sábios comentários do barrete sociólogo...bem como, as pias explicações do, calculo que será esse, relvas sobre o assunto. Claro, os liberais não se metem nos negócios privados, embora vendam a empresa monopolista que fornece a energia que alimenta a escrita deste texto ao Comité Central do Partido Comunista Chinês...business is business...

Sem comentários:

Enviar um comentário