quinta-feira, 8 de setembro de 2011

os entretidos da democracia


nunca mais me esqueci daquele entardecer de fim de verão quando os dias começam a deixar entrar o frio pelas portas e começa a saber bem estar quente recebi um telefonema estou jesus era o jesus lá do grupo o meu padrinho mas é um tipo impecável é o meu padrinho mas primeiro que tudo ele é o jesus um fixe e lá me disse que eu ia ser promovido

logo ali uma grande festa o telefone aos pulos sentei-me nunca mais me esqueci das suas palavras meu disse ele vê lá hoje não chegues atrasado acabei de jantar lavei os dentes contentes e saí de casa com o meu melhor casaco que às vezes chega a ser convencido mas gosto dele

as sessões eram sempre à noite nunca duas seguidas no mesmo local por questões de segurança e desta vez era em casa do próprio jesus porque ele tinha de ficar com as crianças

cheguei antes da hora mas já lá estavam quase todos jesus veio ao meu encontro de braços abertos era imponente quando abria os braços entreguei-me como quem mergulha no colo do pai era grande e amável como ninguém era único

entretanto chegou quem faltava todos me felicitavam e o meu sorriso começou a mostrar os dentes cada vez mais contentes principalmente por estarem lavados vamos para dentro disse jesus por cima das nossas conversas calámo-nos e dirigimo-nos para a biblioteca que era um compartimento secreto atrás de uma prateleira apinhada de pratos do cavalinho com ar inocente a disfarçar

as crianças já estão a dormir a ver se não as acordamos sussurrou jesus a puxar a prateleira com as duas mãos aquilo ainda era pesado em casa do álvaro as reuniões eram numa sala de jantar e entrava-se por um guarda fato cheio de roupa e às vezes havia petisco era outro tipo de pessoa o álvaro com ideias muito claras sobre astrologia um bom camarada descalçámo-nos e entrámos

lá dentro sentados à mesa o jesus disse desculpem não tenho nada para comer já todos sabíamos e lá dissémos que não havia problema que não tínhamos fome acabámos de jantar agora mesmo vamos ao que interessa quem trouxe as pantufas era a vez do abreu calha a todos ser guardião da pantufa sagrada não é muito difícil temos que andar com as pantufas de todos e nunca nos podemos esquecer de trazê-las para as reuniões temos de ter todas bem marcadas para uma distribuição sem falhas básico mas chato e lá veio o abreu com o saco e colocou cerimoniosamente um par à frente de cada confrade o jesus abençoou todas em geral como é seu dever e finalmente lá nos pudemos calçar já estava a ficar com os pés frios

então jesus disse à assembleia que no último ano que eu tinha estado nos recortes tinha sido exemplar jornais revistas tudo passado a pente fino e a tesoura a trabalhar nota máxima eu era um exemplo para todos fiquei ainda mais vaidoso que o próprio casaco e os dentes estalaram nos lábios arreganhados mas consegui recompor-me depois cantou-se o hino e fiquei como novo

afinal foi só mais um pequeno passo na minha carreira nesta irmandade e nessa noite ainda trabalhámos umas horitas é viciante ainda por cima a fazer coisas novas agora era coordenador de recortes recebia-os e organizava-os por temas economia artes saúde relações externas ambiente para citar só alguns e passava os dossiers ao gomes que já era mestre e que tratava de fazer um estudo comparado agora se me perguntares comparado com o quê não te saberei responder até porque não era esse o meu trabalho

outros pesquisavam resultados eleitorais e sondagens e faziam equações de bradar aos céus outros analisavam os estilos das campanhas as diferentes opções gráficas e suas repercussões na vida de cada partido e outros esmiuçavam os discursos de vitória e os de derrota dos dirigentes à procura de sinais entre as linhas mensagens subliminares havia mesmo um grupo mais radical que só acreditava na sua teoria e apresentava provas de ligações entre os políticos no poder e os extra-terrestres éramos um grupo muito completo e com direito de tendência

no fim de cada sessão discutíamos alegremente as apresentações dos mestres as suas teses e anti teses porquê este artigo de opinião deste comentador de esquerda publicado neste jornal de direita quantos votos fugiram daqui para ali e fugiram com medo do quê e no governo aquilo será um ministro de direita sem vergonha ou um secretário de estado da esquerda possível e um sem número de boas e explicadinhas razões para isto ser o que é

voltei para casa às quatro da manhã aquela hora em que as coisas tristes costumam acontecer nas canções ia a pé de casaco desabotoado contrariava o poeta e seguia feliz aquelas sessões faziam-me mesmo bem saía de lá sempre com aquela sensação de primeiro plano de linha da frente de estar a par de tudo e ter uma opinião sobre tudo o que possa ter acontecido no teatro político nacional e internacional alto lá eu pertencia a uma elite pensei no jesus ainda bem que fui na sua conversa e disse-lhe obrigado falava sozinho e tive vergonha mas na rua nem um gato e as árvores estavam mais interessadas em falar com o vento então aproveitando uma rajada maior enchi o peito e gritei com elas obrigado jesus afinal de contas foi ele que me levou para a irmandade

e eu pertenço a mais meia dúzia de sociedades secretas mas onde estou mesmo de alma e coração é nesta nos entretidos da democracia

Sem comentários:

Enviar um comentário