terça-feira, 22 de novembro de 2011

25 de Novembro, sempre!


Depois de um Verão Quente, preparava-se em Portugal um Outono escaldante. Foi em Novembro de 1975. Dia 25 de Novembro.Há 36 anos.
Ainda hoje não se sabe bem quem, porquê e para quê mandou os paraquedistas tomar a base de Tancos, dando início a um contra-golpe chefiado pelo futuro Presidente da República, Ramalho Eanes.
Nem os próprios protagonistas se entendem: Otelo diz que ordem não partiu dele, Vasco Lourenço diz o contrário. E é interessante olhar para estes dois irmãos inimigos, uma espécie de brothers in arms que, com a idade, vão lutando para ocupar um lugar na História....
O Partido Comunista diz que nada teve a ver com o assunto.
Que foi uma coisa da extrema-esquerda militar, enquanto os partidos do arco da governação, pela voz dos seus velhos protagonistas, vão deixando escapar pormenores sobre os tórridos dias que se viviam então: a distribuição de armas, os contactos com os serviços estrangeiros, a ligação com os terroristas da extrema-direita.
Para a História fica a atrapalhação de Duran Clemente na RTP, enquanto a emissão passava para o Porto e o contra-golpe começava.

Sem comentários:

Enviar um comentário