sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O armísticio


11-11-2011.
Comemoram-se hoje 93 anos sobre o final da 1º Guerra Mundial.
Na Sky News, na BBC, nas reuniões internacionais, os fatos escuros dos apresentadores e dos políticos europeus, ou melhor, dos políticos europeus ingleses, mais em particular, as papoilas ornamentam as lapelas dos casacos.
Terminou a mais nacionalista das guerras. A guerra que ia durar apenas uns meses. Durou quatro anos e matou mais de 20 milhões de jovens europeus.
As cidades alemães foram invadidas por mutilados de guerra, nas cidades europeias hordas de desmobilizados voltavam doentes, inválidos, sem emprego.
Por cá, e apesar de vencedores, a agitação política não dava tréguas, bombas explodiam em Lisboa, os abastecimentos não chegavam, a inflação disparava e os lucrativos negócios de guerra e o mercado negro prosperavam.
Os tempos iam ficar sombrios. Entretanto ainda iam durar os "loucos anos 20"...mas sombras já se avizinhavam.
Por cá nunca nos lembramos disto. Salazar trabalhou bem a nossa memória histórica. E da Grande Guerra ( estava para vir a Segunda...) não ficou nada na memória coletiva dos portugueses.
Curiosamente, ganhámos. A Alemanha foi condenada a pagar as indemnizações de guerra. Até hoje, ainda não vimos um tostão... e Afonso Costa nunca voltou de Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário