quinta-feira, 28 de julho de 2011

POR CAUSA DO EGAS MONIZ É QUE EU DETESTO A PRAIA


Podem dizer que isto não passa de teoria da conspiração, mas ninguém me tira da cabeça que o Egas Moniz quando foi de corda ao pescoço pedir batatinhas ao rei de Leão, levava consigo um acordo oculto, que vigora desde então e tem norteado as relações entre Portugal e o resto da península.
É o “Tratado do Fingimento da Independência Através dos Séculos do Grande Aterro Sanitário Também Conhecido Por Portugal.”
Criou-se assim uma zona alargada de autonomia e de tal modo alargada, que, quem não conheça o acordo, facilmente a confunde com um estado independente.
O brilhantismo da solução reside no facto de nem os próprios habitantes da área abrangida pelo tratado, terem conhecimento dele; apenas alguns iniciados, os “Guardiões do Aterro” têm conhecimento da sua existência.
O pressuposto em que tal arranjo assenta, é o de limitar a visão espacial dos autóctones a duas coordenadas, Espanha e o Mar; conseguiu-se com isto reduzir o mundo a um planisfério, apesar de os portugueses terem noção da esfericidade do planeta, pensam-no sempre a duas dimensões. Para que tal cenário funcione, é fundamental incutir na população o medo do outro, o perigo que ele representa; Assim, desde recém nascidos é-lhes inculcado o conceito que se resume num dito popular bastante corrente: De Espanha nem bom vento nem bom casamento.
A que leva isto? À necessidade de usar o mar como caminho. Espanha é o inferno a atravessar para se chegar ao mundo. Antes o mar…
Se o mar é a porta e Espanha o pesadelo, as gentes deste pequeno território de escassos recursos preferem viver junto à costa, na esperança de um dia poderem zarpar. Nasce assim a ideia de interioridade enquanto beco sem saída, algo que extravasa em muito a territorialidade, porque para os portugueses a interioridade representa a vizinhança com um muro vulgarmente denominado Espanha.
Foram necessários séculos para que pudessem atravessar Espanha e chegar ao resto da Europa, isso só aconteceu com a viagem de circum navegação, demasiado tarde para derruir o muro.
Porque quer o resto do mundo, quer os próprios  portugueses, já tinham aceite esse muro, já o tinham assumido como coisa natural.
O que extraio eu daqui? Que detesto ir à praia!
Porquê? Porque se não houvesse mar, não haveria Espanha e se não houvesse Espanha não haveria muro e nós seríamos muito mais felizes!
Sei bem que a culpa é desse cabrão do Egas Moniz! Mas que querem? Detesto a PRAIA!

1 comentário:

  1. agora percebo a razão do litoral ser todo ele mais desenvolvido porque a malta tenta estar o mais longe possível do tal país que nos entala e para evitar cair na odiosa praia uma hipótese é deslizar até à esplanada imediatamente antes da areia e ficar por lá a beber uma mini boas férias Carlos

    ResponderEliminar