quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 de Outubro



Ao ouvir o discurso do Presidente da República, proferido hoje, no âmbito das comemorações do 5 de Outubro, uma suave brisa de alento refrescou o meu coração.
Percebi de forma nítida que o homem não sabe ao que anda e quem não sabe ao que anda não representa grande perigo para a navegação, porque se limita a evitar possíveis escolhos.
A partir de hoje, na geografia do meu desencanto, Boliqueime passa a ser apenas uma terreola com bombas de gasolina lá para as bandas do Algarve.
Assunto encerrado.
Apesar de tudo, quem lhe redigiu o discurso, deixou no ar duas ou três ideias perniciosas, que enquanto cidadão gostaria de ver aprofundadas.
A primeira das quais constitui um neo-conceito. A “austeridade digna.” Isso é coisa de senador romano, de homem com poder e posses, que tendo noção da escassez de meios dos seus concidadãos, afirma a sua solidariedade adoptando uma forma de vida austera, que não destoe do comum cidadão, que, esse sim, passa por dificuldades acrescidas.
A “austeridade digna” é aquela que leva quem detém o poder a incluir-se e a pugnar pela melhoria de condições de vida de todos por junto e por igual.
O autor da referida alocução fez certamente confusão entre “austeridade digna” e “sofrimento estóico,” que sendo conceitos distintos às vezes se confundem, precisamente por aqueles que desconhecem o significado da palavra austeridade.
Uma outra ideia, peregrina, diga-se de passagem, consiste na admissão de que andámos todos a gastar acima das nossas posses. Coisa estranha… já que não me recordo de a maioria dos portugueses ter sequer posses. Desde a fundação da nacionalidade, contam-se pelos dedos de uma mão, as ocasiões em que a generalidade das pessoas viveu momentos de relativo desafogo.
O que é certo e consabido, é que de uma forma ou de outra, meia dúzia de famílias, têm conseguido -  através de privilégios, como o monopólio do tabaco por exemplo, e de sinecuras – manter-se no controlo do poder económico e decorrentemente do político. Esses sim, têm gasto acima das “nossas” posses e têm afundado ciclicamente a economia do país.
Interroguemo-nos desapaixonadamente durante quantos anos se viveu em Portugal uma democracia efectiva, sem a tutela do poder económico, logo sem a tutela dessas mesmas famílias?
Por fim aludiu o títere ao investimento, ao mar, à agricultura, mas quem lhe pôs as palavras na boca, esqueceu-se que mar em Portugal, só para banhos, que agricultura, só com as terras disponibilizadas para quem quiser viver delas, (a não ser que se espere que os frutos caiam da árvore dos subsídios) que sem investimento, sem apoios à produção, sem riscos, nada se consegue, é que a nossa austeridade não é digna. A nossa austeridade é pobreza, desencanto, falta de esperança.
Por fim, gostaria que alguém se tivesse lembrado da corrupção, do compadrio, do medo, do silêncio cúmplice, da ausência de direitos… em suma que alguém por uma vez tivesse feito juz a um conceito importante e pelos vistos caído em desuso: A Dignidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário