segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Imagem Conveniente


Todos os homens têm com os mesmos direitos perante a lei.
Todos à nascença trazem consigo um livro de senhas, que ao longo da vida vão trocando por direitos e oportunidades, se tiverem sorte e juizinho vão agarrando as oportunidades e com elas adquirindo direitos, podem assim, se a coisa der para o torto utilizar os direitos em carteira e apropriarem-se desta forma das oportunidades dos outros.
Caso tudo corra de feição fazem um plano direitos reforma, ou então depositam os direitos numa conta aberta em nome dos filhos, a conta certificado mercado. Dessa forma quando os petizes vierem ao mundo, além das senhas garantidas à nascença têm ainda uma série de direitos e oportunidades a capitalizar juros: "os social class bounds"
É claro que existe sempre o reverso da medalha. Quem é azarado ou desatento, depressa gasta as suas senhas.
Então para sobreviver tem de pedir oportunidades emprestadas precisamente àqueles que as têm em carteira.
Esse empréstimo e os respectivos juros são pagos em direitos. Se a coisa está mesmo complicada, a solução será pedir mais um empréstimo dando como garantia as senhas futuras dos seus próprios nascituros.
Como vêem, com boa vontade e um pouco de imaginação tudo se consegue.
O problema são as desigualdades sociais. É que com os direitos e as oportunidades concentrados na mão de uns poucos, passa a haver escassez no mercado e a coisa entra em parafuso.
Aí a única solução é investir numa Revolução cujo desenrolar se possa ter sob controlo. Tem os seus riscos, mas há muitos exemplos bem sucedidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário