terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Geringonçoscópio do Sr. Azeite Virgem



O sr. Azeite Virgem possui um estranho aparelho de nome geringonçoscópio. É sem dúvida um instrumento de grande utilidade, sem o qual o sr. Azeite Virgem não pode viver.
Permite-lhe destrinçar sem erros a qualidade dos outros Azeites. Se eles são familiares próximos, quase tão Virgens como ele; se pelo contrário são Virgens só de nome e não passam de borras divisionistas ou, pior ainda, se são também Virgens, mas de outras procedências, com outra exposição solar, regados com outras águas, com outro ph.
Em suma o geringonçoscópio do sr. Azeite Virgem é um sofisticado azeitómetro, um depurador dialético da azeital sustentação filosófica.
Poderíamos argumentar que numa cozinha invadida por óleos alimentares de todas as procedências, alguns bem nocivos à saúde da espécie, a prioridade fosse erradicá-los de uma vez por todas da panela da história, lutar pela preponderância do Azeite nos temperos, nos cozinhados, pela sua afirmação de qualidade, diria mesmo pela sua indispensabilidade no universo das oleaginosas… Mas para o sr. Azeite Virgem, não!
Para ele, mais importante do que a afirmação da espécie, é a sua preponderância dentro dela. Primeiro há que combater todos os azeites não subjugáveis, todos aqueles que questionem o seu vanguardismo azeital, acabar com eles, liofilizá-los e depois, se houver tempo para isso e só se houver tempo, atacar os outros produtos no mercado, à maneira do sr. Azeite Virgem é claro! Com ele e o seu geringonçoscópio à frente a indicar o caminho.

1 comentário: