sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O "Cratês" explicado às criancinhas.


Nuno Paulo de Arrobas Sousa Crato, parente ainda do 1º. Visconde da Luz, com IM, ou seja, comendador da Ordem do Infante, nunca se interessou na vida pelo ensino, ou pelos seus profissionais.
A maioria dos professores portugueses acreditou que o homem vinha mudar tudo. Não vem. O que Crato vem trazer é uma espessa ignorância misturada com uma peganhenta ideologia e uma boa dose de cinismo.
Crato é um matemática que terá vivido nos EUA e onde ensinou nalguns institutos tecnológicos da zona de Nova Jersey.
Durante anos escrevinhou umas coisas no Expresso onde misturava divulgação científica, dizem alguns ( parece que ganhou algumas distinções nessa área...) com a venda de uma ideologia importada das américas. Aliás, a propósito do Teorema de Fermat, conseguia terminar o artigo criticando o facilitismo, a ausência de exames, o laxismo do sistema.
A propósito de um matemático desconhecido lá conseguia falar do eduquês, dos exames, do facilitismo, da ausência de esforço, do laxismo do sistema.
Toneladas de tinta gastou com isto: o laxismo, a ausência de exames, o facilitismo e o eduquês. Tantas páginas que acabou ministro, depois de uma passagem pela Sic e pelo interessante programa onde pontificava como comentador, conjuntamente com o jornaleiro Crespo e e esse Jeremias moderno: o doutor, outras vezes professor, outras ainda ex-ministro, de vez em quando, fiscalista, Medina Carreira. Este, aliás, dos melhores entertainers da televisão portuguesa.
Crato inventou, pois, o "eduquês", a doença que corrói a educação em Portugal e que terminou com os exames, trouxe o facilitismo, o laxismo e...claro está...a ausência de exames.
Nisto se resumem as ideias de Crato para a educação.
Depois da imbecil MLR, o terreno estava adubado e pronto para este conjunto de ideias vazias, de ignorância sobre o que é a escola, sobre a sociedade que a escola deve servir...enfim..sobretudo o que interessa.
Espessa ignorância e peganhenta ideologia. Sobre a ignorância, estamos conversados. Maçarei os leitores mais tarde sobre a ideologia de Crato.

Sem comentários:

Enviar um comentário