quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Breve Acerca da Pega e do Camaleão



A pega é um passaroco do mais estranho que há. Convencida, julga que está no topo da cadeia, faz o ninho no alto das árvores e observa. Quando vê crias indefesas ou ovos ou pássaros que não lhe dêem contenda, come-os. Tem um bico poderoso que rasga e tritura e deve magoar bastante. Passeia-se também pelo chão em saltos ágeis que quase chegam a ser belos, como um bailado. A pega mostra-se e não teme mostrar a sua natureza, é uma pega.
Já o camaleão...
O camaleão tem visão bifocal, vê tudo à sua volta, anda lentamente, dissimulado, adopta as cores que o rodeiam, pode ficar imóvel tempos infindos à espera da presa . Alimenta-se de insectos. Sem se mover, projecta a sua língua imensa e viscosa e num ápice recolhe a vítima incauta. Não se aventura em grandes cometimentos, mas à míngua não morre. Evita conflitos, torna-se invisível para não precisar de fugir ou de expôr-se a lutas desnecessárias. quando não tem alimentos hiberna numa morte apenas aparente. É tramado!
Eu marimbo-me para as pegas, o que me assusta são os camaleões, terríveis! Surgem quando menos se espera com aquela língua ágil, imensa e viscosa e engolem, engolem, engolem...

1 comentário:

  1. O que é que tu tens contra os animais??? Os pobres bichos o que é que te fizeram???? O escaravelho da merda, agora o camaleão, qual é o proximo?
    O polvo? A ameba? O abutre? o bufo real? a rela
    Deixa os bichos em paz!!!!

    ResponderEliminar