domingo, 21 de agosto de 2011

Reflexões no final de Agosto


Lê o jornal no café. O jornal que ali estava em cima da mesa. Passa-lhe o olhos por cima. Lê..Não. Acho que não. Está na esplanada. Felizmente.Pode fumar. Acende outro.
As férias estão a acabar. Que chatice. Nem gastou muito dinheiro. Uma semanita no Algarve. Pois...em casa da sogra. Não correu mal. Podia ter corrido melhor. Conseguiram comer uns camarões e umas ameijoas que os miúdos ficaram com a avó. Porra..caríssimo. Mas que diabo, não mereciam, não?
Há quantos meses não jantavam os dois? Sem os miúdos. Sim. Não se gastou muito.
E Setembro? Os livros...Porra...300 euros para um pelo menos...o outro será menos. Mas, bolas! mais de 300 euros com o resto da cangalhada toda: os lápis, as mochilas e os ténis e o fato de treino e o resto das coisas de EVT e mais não sei o quê! E as atividades? Vai ter de falar com a mulher e com os putos. Tem de arranjar uma alternativa. De borla. Ou pode ser que a avó se chegue à frente. Não é má pessoas. Até teve sorte nisso.
E o raio do seguro do carro, e o IMI que se acabou a isenção este ano. ..( Chiça! Já?!..).
Acende outro cigarro. Vai ter de cortar nisto. Os colegas, alguns, já se renderam aos de enrolar. Vai ter de ser. Ou deixa de fumar...Porra! Que vida! Nem fumar se pode.
Pois..os livros, o seguro, os impostos. ( Se calhar não devia ter comprado a casa...). Calma! Era o que faltava!
E os passes! Merda! Os passes. Para ele, para a mulher, para os putos. Tem de fazer contas. Se calhar fica mais barato ir de carro. Esse está quase pago! Mas com a revisão lá em Dezembro, mais o imposto... e o seguro e a gasolina. Porra! Tem de fazer contas. Sim...contas porque hora e meia para lá e hora meia para cá...ui...quando é que chega a casa?!
Não ganha mal. Não foi dos que levou o corte o ano passado. O caraças!! Ficou sem o subsídio de deslocação!
A mulher safou-se!
Ganha menos que ele. Bom! Também era o que faltava!!Qualquer dia não mandava nada lá em casa.
Também ficaram sem o abono. Sempre era mais algum. Pagava as atividades dos putos.
Ela vai ter de deixar o ginásio só de senhoras. Que pena! Estava-lhe a fazer bem...Sorri. Até não foi mau nas férias..sem barulho..por causa dos miúdos e da sogra...
Acende outro. Pede outro café. Também vai ter de cortar nisto.
E os almoços! Porra. Os almoços. Os almoços na cantina para os putos. Ela come pouco. Já leva os iogurtes de casa.
Ele vai abdicar disso. Vai ter de levar de casa. Até é mais saudável! Pois...tem de começar a fazer mais contas.
Bebeu o café. Uma irritação surda sobe das tripas.
E a tv Cabo? Vai telefonar e baixar aquilo. Não pode acabar com aquilo. Os putos precisam de internet! Para escola! Ele vê uns filmes e ela fala com mãe todas as noites que é de borla. E os telemóveis. Disciplina! Aquilo é uma renda!
Vai ter de pedir dinheiro à sogra. A reforma é jeitosa...mas já se queixou durante as férias. A mulher vai ter de pedir ajuda à mãe. Pelo menos para os livros e para os casacos de abafo para os miúdos.
Ainda tem o subsídio de Natal. Porra! Não! Já só tem metade! Porra. Revisão, IMI, seguro...pagar os "bicos". E a história da "conta certa"? Com aquela ladroagem da eletricidade!!!
Devia poupar, não era? A irritação surda aumenta mais um bocadinho.
Olha em volta...Pode ser que corra bem.Já foi a Fátima com a mulher quando tiveram uma chatice. Pode ser que corra bem.
Mas esta irritação surda, este sentimento não o deixa. No fundo, ele sabe...Nem Nossa Senhora de Fátima lhe vale quando Setembro chegar. É tudo uma questão de fazer contas.
Paga os cafés. Sorri à empregada. A miúda é gira.
Olha para a rua...já não há sol..
Vai aproveitar os últimos dias de férias.


Sem comentários:

Enviar um comentário