domingo, 7 de agosto de 2011

Finanças e Fé II


Abençoado povo este! Um povo de fé. Ou melhor, um povo com fé. Com tanta fé que elege verdadeiros crentes para pastorearem o rebanho.
Depois do estimável cavalheiro da Fazenda, deliciemo-nos com o, não menos estimável, cavalheiro da Economia, ou como se dizia no meu tempo, do Fomento.
Álvaro, disse ele. Álvaro, como na universidade. Como é habitual em países menos sisudos, menos dados a estas formas de tratamento onde abundam doutores, professores doutores e outros títulos.
O Álvaro, pois então.
E que nos diz o Álvaro? Que compreende. Compreende o desagrado pelo aumento dos transportes, mas que tem de ser. Que compreende o desespero dos desempregados, mas que tem de ser.
O Álvaro compreende. É esse o papel de um ministro, à letra, aquele que serve.
Na igreja de Álvaro, ensinam-se coisas surpreendentes. Por exemplo, Álvaro gosta de Cavallo, o ministro argentino responsável pela dolarização da economia desse país que acabou como se sabe.
Álvaro até ensina mais no seu livrinho ( a propósito..está esgotado)...sobre a dita crise. Só que ensina de pés para o ar.
O Álvaro diz mais, diz que tem uma super chefe de gabinete e que por isso ganha quase tanto como o 1. ministro. Ah, diz mais, diz que tem super secretários de estado. ( Em breve nos deteremos sobre uma personagem, o estimável cavalheiro e as suas estimáveis ideias sobre o emprego).
E como bom pastor de almas, visita às 6. feiras, as empresas. Sem dizer aos jornalistas.Para não estar no gabinete.
Se querem que vos diga, o rapaz não será má pessoa. Leu e repetiu impecavelmente os clássicos. Doutorou-se irrepreensivelmente.
Só que não faz ideia do que é o mundo real. Aliar o fundamentalismo teórico ao deslumbramento do estrangeirado... vai dar asneira.
Álvaro sabe tudo. Só ainda explicou como é que vai fazer com que o PIB seja composto por 60% de exportações. É que os nossos vizinhos estão a dizer o mesmo.Achava eu que estas políticas neo-mercantilistas estavam nos antípodas do pensamento do Álvaro.
Deve ser fé...ou então uma fézada...
Sobre privatizações ..nada. O Álvaro não sabe, ou nem lhe ligam.
É coisa com o cavalheiro do BCE, que dizem ser ministro das finanças.
Uma gargalhada este Álvaro.

1 comentário: